Olá, pessoal!
Sou um recente usuário da CONTMATIC. Comecei a usar em agosto de 2025, pois fizemos terceirização de Departamento Pessoal, Contábil e Fiscal. Esse escritório parceiro usa CONTMATIC e eu particularmente estou gostando. Acredito que, por ser um usuário novo, já entrei na nova mudança, ou seja, na nuvem. Como disseram, sistemas com servidores locais serão extintos. Quem ainda continua com servidor local e eu atualmente uso é a DPCOMP. Achei a CONTMATIC parecida com a DPCOMP, tanto que não tive muitas dificuldades de usar.
Sobre os sistemas, falam muito bem da dominio web, porém, dizem que é um sistema muito engessado, por exemplo, para você retificar algo na folha de novembro, se o eSocial estiver fechado, você precisa reabrir, retificar e fechar o eSocial. Além do preço, pois dizem ser muito caro. Aqui quando fizemos orçamento, cobraram R$ 400,00 por usuário (somos em 6) e R$ 400,00 o treinamento de 30 (trinta) dias. A CONTMATIC ainda saiu mais em conta... bem mais conta.
Outro que vejo falarem muito bem é o SCI ÚNICO e o SCI PRÁTICE, porém, o SCI ÚNICO tem o visual mais atualizado, moderno, uma linguagem de programação mais atual e avançada.
Acredito que não exista sistema perfeito, pois conheço muita gente que elogia a CONTMATIC, mas vejo muuuuita crítica também. Só estou usando porque esse escritório usa e eles acham que ele já foi melhor, mas continua bom.
Alterdata não conheço e não ouço falarem nem bem e nem mal, parece um sistema nem lá e nem cá.
Sobre ser nuvem ou servidor local, eu sempre preferi na nuvem, pois posso trabalhar de qualquer lugar. Preciso sair para resolver muita coisa fora e isso ma ajuda demais. Odeio ter que ficar preso ao escrtório para poder trabalhar.
Eu tenho receio de mudar de sistema, gosto muito de trabalhar com o que já conheço. Detesto mudanças... costumo brincar que eu daria um ótimo servidor público, pois passa a vida inteira fazendo a mesma coisa kkkk.
Ficou grande assim porque acompanhei a dicussão e resolvi responder de forma geral.